Resfriamento Evaporativo

O que é um resfriamento evaporativo?

Da transpiração em sua pele, para a transpiração dos poros nas árvores, o resfriamento evaporativo é encontrado em todo o mundo.

O resfriamento evaporativo é o processo em que a evaporação da água remove o calor de um sistema.

Aplicação em Torres de Resfriamento

As unidades de resfriamento e HVAC normalmente utilizam resfriamento evaporativo através de sistemas de contra fluxo ou de fluxo cruzado, o que pode ser mais detalhado para o resfriamento evaporativo direto e indireto.

Contra-corrente
at

Em sistemas de contra-corrente, a água é dispersa uniformemente sobre o enchimento, enquanto o ar é induzido diretamente para cima. A dispersão uniforme da água é vital para o resfriamento uniforme e efetivo; A EVAPCO desenvolveu os bicos aspersores e um sistema de distribuição de água pressurizada para o máximo desempenho.

Corrente Cruzada
AXS

Em sistemas de fluxo cruzado, o ar é induzido perpendicularmente através da queda de água. Neste sistema, não são necessários bocais pressurizados, a queda de água é por gravidade, passando por uma bacia de distribuição.

Resfriamento por evaporação direta
at

O sistema de resfriamento evaporativo direto utiliza tipicamente a água, em contato direto com o ar. A água flui através do enchimento, pois o ventilador induz o fluxo o de ar através dele, facilitando a transferência de calor da água quente para o ar mais frio. 

Resfriamento por evaporação indireta
eswa

O sistema de resfriamento evaporativo indireto mantêm o fluido do processo fora do contato direto com o ar. Em vez disso, a água é bombeada através serpentina (internamente). A água absorve o calor do fluido do processo através de uma transferência de calor sensível da serpentina ou da tubulação. Este processo minimiza o potencial de contaminação e reduz a manutenção geral na unidade de resfriamento. Os resfriadores de circuito fechado da EVAPCO e os condensadores evaporativos utilizam essa forma de resfriamento.

As inúmeras patentes e tecnologias de tendência da EVAPCO demonstram nossa incansável busca pela inovação; estamos constantemente investindo em pesquisa e desenvolvimento para melhorar nossos produtos e melhorar também a experiência que cada um de nossos clientes possui com nossas soluções de resfriamento.